Linhas de Investigação no CES (Coimbra)

Linhas de Investigação no CES (Coimbra) – http://www.ces.uc.pt/labassociado/area3.php

Área Temática 3 – Ciências, Tecnologias e Humanidades

«(…) Essas reconfigurações de saberes passam, hoje, pelas transformações das relações entre o conhecimento científico e as tecnologias, os saberes práticos, locais e situados dos cidadãos e os saberes “tradicionais”, (…)»

Quatro linhas de investigação:

«1. Novos direitos e informação: (i) os novos direitos ligados à genética, à informação e ao ambiente; (ii) as condições de acesso à informação e de protecção dos cidadãos, dos seus direitos e da confidencialidade em áreas como as tecnologias de informação, a genética humana e a biotecnologia, os problemas ambientais, a saúde pública.

«2. Risco, precaução e transparência: (i) as formas de identificação e avaliação de riscos sociais ambientais, de saúde ou tecnológicos; (ii) a organização social de dispositivos de prevenção, alerta e vigilância nessas áreas; (iii) as formas de envolvimento e participação dos cidadãos, de produção e divulgação de informação sobre riscos e situações de risco, de debate e de deliberação colectiva; (iv) a relação entre controvérsia científica, decisão política e participação dos cidadãos.

«3. Debates prospectivos sobre a cultura na sociedade da informação e do conhecimento: (i) os territórios emergentes da cultura associados às novas tecnologias da informação e comunicação; (ii) a reorganização dos saberes e as transformações da educação; (iii) as “duas culturas” e as novas relações entre humanidades, ciências naturais e ciências sociais; (iv) o papel central das humanidades na redefinição da cultura e do campo cultural; (v) a função do poético na pergunta pelo saber; (vi) as consequências epistemológicas da reconfiguração das fronteiras entre arte, cultura e ciência.

«4. Conhecimentos “tradicionais” e mudança social: as formas “tradicionais” de conhecimento e a sua relação com o conhecimento científico e tecnológico no quadro dos processos de mudança social nos países de língua oficial portuguesa.»

Anúncios
%d bloggers like this: