O Mapa da Internet Mundial

O MAPA DA INTERNET MUNDIAL

Aproximadamente um bilhão de pessoas têm acesso à internet. Apesar do número ser impressionante, isto significa apenas um pouco mais de 15% da população mundial.

Segundo do Departamento de Comércio americano, o total de vendas pela internet nos EUA em 2006 atingiu a cifra de 108 bilhões de dólares. Apesar do número ser impressionante, isto significou apenas 3% do comércio total americano naquele ano.

Os investimentos em mídia na internet no mercado americano em 2006 atingiram a cifra aproximada de 16 bilhões de dólares, com um crescimento de 122% com relação ao ano de 2005. Apesar do número ser impressionante, ele representa apenas 5,5% do orçamento total em comunicação nos EUA naquele ano. No Brasil, esse percentual foi de apenas 2%.

As taxas de crescimento de utilização da internet nos vários setores da economia são impressionantes. Mas os números atuais ainda representam uma pequena parcela de todo seu potencial de crescimento. Isso acontece porque a internet é um espelho fiel da divisão sócio-econômica da população mundial. Os indivíduos que tem acesso à rede estão localizados nas regiões mais ricas do planeta. Ou então correspondem aos segmentos mais ricos da população das regiões em desenvolvimento. Para que o potencial de crescimento da internet se materialize em números mais significativos é fundamental que a população da base da pirâmide também esteja incluída dentro da rede.

Escrito por Ricardo Pomeranz em 4/7/2007

%d bloggers like this: