Censo Completo da Internet

Encontrado em NETMIND – http://netmind.wordpress.com/2007/10/12/ – um Blogue interessante, do Brasil, também no wordpress (2008/01/04)

Publicado a 10 de Outubro no NewScientist.com news service, por Tom Simonite
Outubro 12th, 2007

Realizam o Primeiro Censo Completo da Internet em 25 anos

Publicado 12 Outubro, 2007 0 Comentários
Tags: , , , , , ,

Em um post anterior já tinha levantado a questão de quantos sites tem a Internet, pois não é que lendo a Microsiervos me entero de um post de Tom Simonite para New Scientist em que analisam o trabalho dos pesquisadores John Heidemann e Uri Pryadkin da Universidade do Sul da California (USA) que fizeram o censo de endereços web na Internet através dos seus IP’s. Obviamente, este trabalho mostra umas cifras muito maiores que na análise de Netcraft, já que no estudo se considera absolutamente todo e qualquer dispositivo da rede.

Segue a versão em português (tradução livre de Netmind)

 

 

Pesquisadores estadounidenses completaram um censo eletrônico de 2.800 milhões de endereços na Internet. Trata-se da primeira tentativa de contatar com todos os endereços web da rede desde 1982 – os resultados poderão ajudar a abordar a questão do fornecimento de endereços de Internet (ou IPs), que estão a ponto de esgotar-se.

John Heidemann e o seu colega Uri Pryadkin da Universidade do Sul da California, nos EE.UU, enviaram sondas – conhecidas como pings – para cada um dos milhões de endereços IP únicos que conformam a Internet ao longo de um período de 62 días.

atlas-internet-mini.jpg

 

Os endereços IP unicamente identificam a redes de dispositivos na rede. Algumas delas apontam a endereços web amistosos, como http://www.newscientist.com

Devido as restrições de segurança de alguns servidores, não recebeu-se resposta em quase o 61% dos pings, enquanto que algumas das respostas recebidas equivaleriam a um “sem comentários”. De qualquer forma, milhões de servidores responderam, o qual permitiu que Heidemann e Pryadkin construyeram um “atlas de Internet” (ver imagem superior)

“Até onde sabemos”, comentou Heidermann, “o único censo de Internet realizado previamente teve lugar em 1982, quando a rede constava unicamente de 315 endereços localizados”.

Rastreando virus

O atlas é numérico. Cada quadrado da grade do atlas representa todos os endereços IP que começam com o mesmo número. Os quadrados aparecem em ordem numérico, porém seguindo um loop de padrão fractal denominado Curva de Hilbert, para manter os endereços adjacentes fisicamente próximos os uns dos outros.

Um só pixel no interior de cada quadrado representa a resposta, determinada por um código de cores, a algum dos 65.536 (216) endereços. Todas as respostas positivas figuram numa cor verde brilhante, as negativas aparecem em vermelho brilhante, e os números iguais aparecem em amarilho brilhante, onde o brilho vai declinando lá onde menos endereços responderam.

Estima-se que o número de endereços acessíveis pelo sistema atual de endereços IP se esgotará em 2010, e este atlas poderia ajudar a ilustrar a necessidade de acelerar os trabalhos para buscar um substituto, comenta Heidemann, o para rastrear os vírus ao longo da Internet.

A equipe trabalha na atualidade na elaboração de filmes que ilustrem a evolução de Internet, os quais poderiam servir de ajuda na deteção e seguimento de tendências.

Por Tom Simonite para New Scientist

Tradução livre de Internet gets first full census for 25 years

%d bloggers like this: